Qual a melhor laranja para fazer suco?

Qual a melhor laranja para fazer suco? 1

 

Se você está procurando qual a melhor laranja para fazer suco, está no lugar certo. Agora é hora de entender um pouco sobre cada tipo desta fruta cítrica incrível que é líder de vendas no mercado. Afinal, além de extremamente saborosa, a laranja é fonte de vitaminas que garantem o correto funcionamento do organismo. Acompanhe para entender.

Melhor laranja para fazer suco

Encontrar a melhor laranja para fazer suco é uma questão de ponto de vista. Afinal, a melhor laranja vai depender de uma série de critérios que um suco pode pedir. Desde o modo de preparação, até as quantidades necessárias para construir o sabor ideal.

Assim sendo, tudo que você precisa fazer, é entender como a laranja pode ser útil na sua lanchonete ou restaurante e, a partir disso, comprar a que mais estiver dentro dos seus critérios. Por isso, acompanhe nosso texto para entender um pouco mais sobre os cinco principais tipos de laranjas.

Laranja-pêra

Para produzir um ótimo suco, você poderá utilizar a laranja-pêra. É muito provável que ela seja o tipo mais conhecido e utilizado no Brasil, visto que é cultivada em diversas regiões do país. No mercado é muito fácil de identificá-la, visto que seu tamanho é menor do que as outras.

O gosto desta laranja é levemente adocicado. Se você der sorte, encontrará frutas extremamente doces, o que é um ponto muito positivo para fazer suco. Por mais que ela possua grãos no seu interior, o resultado final da bebida pode ser incrível.

Laranja-lima

Este tipo de laranja, conhecido como laranja-lima, não possui um formato muito conhecido. Não há uma característica que seja facilmente identificada no mercado. Por isso, certifique-se de ler as gôndolas e comprar a fruta correta.

A laranja-lima pode ser usada para fazer suco, tanto quanto as outras. Entretanto, ela não é a fruta mais famosa para este fim. Muitas pessoas preferem consumi-la de forma crua. Ou seja, retirando a casca e ingerindo-a naturalmente. Esta laranja não é ácida, o que a faz ter um diferencial competitivo entre os outros tipos. Você poderá testar e experimentar receitas para ver o que fica melhor.

Laranja-da-terra

Talvez a laranja-da-terra seja o tipo de laranja mais azedo e menos indicado para fazer sucos. O formato dela é muito menor se comparado a outras frutas. E o seu fim mais indicado é o medicinal, servindo como expectorante natural.

Entretanto, isto não quer dizer que ela não possa ser usada para fazer suco. Tudo é possível. Mas, é importante saber que o sabor adocicado natural que você encontraria em outras opções, não irá encontrar nesta. E, desta forma, esta fruta fica sendo uma ótima opção para fazer geleias, doces e compotas, pois a concentração de acidez ajuda no processo.

Laranja-bahia

A laranja-bahia é extremamente versátil. Pode ser considerada uma das frutas mais práticas de serem consumidas, visto que o seu interior não possui sementes. Além do mais, sua casca é extremamente fácil de ser retirada, o que cria um ponto muito positivo para quem busca facilidade no dia a dia.

Assim sendo, se você busca fazer um suco gostoso de laranja, este tipo de fruta pode se tornar um ponto extremamente competitivo. Além do mais, você poderá consumi-la de forma crua. Ou seja, apenas descascando. Pois como você não encontrará sementes, a experiência é ainda melhor.

Esta laranja é fácil de ser reconhecida no mercado, pois sua casca é extremamente amarela e isto chama muita atenção na prateleira. Além de que o tamanho dela é mais avantajado. E uma das extremidades possui a ponta mais acentuada, parecendo um umbigo. Inclusive, em algumas partes do Brasil, esta laranja chama-se laranja-de-umbigo. Curioso, não?

Laranja-seleta

Acredita-se que seja a partir da laranja-seleta que tenha surgido a laranja-bahia. E este motivo se dá pelo fato de ela ser extremamente suculenta, adocicada e com muito suco, semelhante a laranja-bahia. Ou seja, se o seu objetivo é fazer um suco de excelência para o seu público ou até mesmo em casa, poderá optar pela laranja-seleta sem problemas.

A sua casca é amarelada e a acidez interna é quase nula. E isto se converte em mais um motivo para utilizá-la no preparo de sucos e até mesmo outras receitas.

Propriedades da laranja

Apesar da quantidade de opções que temos exitem parametros técnicos que podemos seguir para a padronização do suco como:

  • Brix – a como podemos medir a “doçura”
  • Ph – é a acidez da fruta
  • Rendimento – litros por quilo

Esses parametros são muito importantes para quem quer produzir um suco com excelência para seus clientes.

Vamos falar desses parametros em outros posts.

Equipamentos certos

Por mais que você opte pelo melhor tipo de laranja, é importante também optar por equipamentos que priorizam o melhor da fruta, sem deixar o gosto amargo e garantindo o melhor suco. As máquinas de suco da Super Citrus trabalham de forma automática, inteligente e garantem a melhor extração da fruta. E tudo que você precisará fazer, é servir a seus clientes.